Página inicial

15/07/2009

Tarte de Morango


Retirei esta receita daqui, mas com algumas alterações minhas. Eu usei base de massa folhada, mas pode fazer a base como está em baixo. Vou citar a receita, mas depois digo quais as minhas alterações.

Ingredientes:
Massa:
- 200 grs. de farinha de trigo
- 80 grs. de manteiga ou margarina
- 100 grs. de açúcar
- 1 ovo
- Sal

Recheio:
- 1/2 kg de morangos
- 1/4 de litro de leite
- 100 grs. de açúcar
- 1 colher, das de sopa, de farinha de trigo
- 2 ovos
- Casca de limão
- 2 cálices de licor a gosto

Preparação:
Massa:
Unte uma forma para tortas com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. A forma deverá ter um diâmetro aproximado de 25 cm. Coloque sobre uma mesa a farinha e o açúcar, faça um buraco no centro e acrescente o ovo, uma pitada de sal e a manteiga ou margarina. Misture todos os ingredientes, trabalhando bem a massa. Embrulhe-a em papel manteiga e deixe-a descansar no refrigerador.
Recheio:
Enquanto isso, faça o recheio. Limpe os morangos (eu guardei metade dos morangos que triturei e juntei ao creme), lave-os bem numa tigela. Escorra-os. Coloque-os numa vasilha e adicione o licor com 25 gr. de açúcar. Leve ao fogo o leite e deixe-o ferver com a casca de limão. Numa panela coloque 2 colheres, das de sopa, do leite, a farinha de trigo, as gemas, o açúcar que sobrou e mexa bem com uma colher de pau. Junte pouco a pouco o restante do leite. Torne a levar o creme ao fogo e tenha cuidado para não o deixar ferver. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando, evitando que se forme película na superfície.
Finalização:
Abra a massa com o rolo, mas somente o necessário para cobrir o fundo e os lados da forma. Com uma faca corte as sobras dos lados (com as sobras, pode cortar tiras e colocar na parte de cima do creme). Forre com papel manteiga e leve ao forno moderado durante 30 minutos. Quando a massa estiver cozida, tire o papel e desenforme, deixando-a arrefecer bem. Escorra os morangos. Separe os mais bonitos para a decoração. Passe os restantes pela peneira e junte-os ao creme, mexendo bem. Espalhe o recheio sobre a massa e decore com os morangos reservados. Se quiser, enfeite a torta com creme Chantilly ou merengue, batendo uma clara, com açúcar de confeiteiro.

Sem comentários:

Sample Text

Blog Archive