Página inicial

07/06/2009

Bolachinhas do bicho "á minha moda"



















Ingredientes

Farinha: 130 g
Açúcar: 50 g
Manteiga: 100 g
Ovo: 1 gema
Água: 1 c. de sopa
tablete de chocolate preto (culinária)


Preparação
Mistura-se tudo numa tigela e deixa-se repousar no frigorífico 30 minutos. Enquanto fica no frigorifico, vá buscar a tablete de chocolate e corte-a em pedacinhos pequeninos. Eu faço com chocolate de culinária, mas pode fazer com qualquer chocolate. Coloque a quantia de chocolate a gosto, não tem medida.Depois é só juntar o chocolate á massa, juntar bem e estender a massa. Cortar pelos tamanhos e formas desejados (puxar da imaginação) e leva-se ao forno previamente aquecido num tabuleiro untado com manteiga e farinha.

_____________________________________

Bolo de Noz

















Ingredientes:
farinha
acucar
noz
fermento
manteiga
oleo
ovos

Numa tijela juntei 4 gemas e 1 caneca de acucar, mexi muito bem e uma boa mão cheia de nozes (que depois piquei com a picadora), e uma chavena de farinha, misturei bem. Após esta mistura, juntei 1 colher de sopa de manteiga derretida, 1 colher de sopa de óleo e uma colher de chá de fermento.
Por fim, bati em castelo as claras e juntei generosamente ao preparado, sem bater.
Fica uma bela massa fofa. Forre uma forma com manteiga e farinha e forno com ela.

Gosto muito deste bolo, é simples e faço-o mtas vezes, mas desta vez quiz fazer algo diferente.
Por isso, derreti no micro ondas 1 tablete de 100 gramas de chocolate branco com 1 colher de sopa de manteiga, mexi bem e juntei 1 pacotinho de 200 ml de natas. Levei num tacho ao lume, e deixei engrossar. Coloquei por cima do bolo e hummmmmm, bem bom. :)

Pipis em taça de barro

Ingredintes:
. Pipis para 2 pessoas
. 1 cebola grande
. alho picado
. azeite kb
. colorau
. piri-piri kb
. meio copo de vinho branco
. 1 cerveja
. 6 batatas grande
. 1 raminho de salsa

Preparação
Corte 1 cebola grande ás rodelas e meta num tacho com um pingo de azeite até alorar, junte então 1 cerveja e as moelas. Tempere com uma colher de chá de colorau, alho em pó, e piri piri kb. Dexe ferver e junte um pouco de vinho branco.
Descasque cerca de 6 batatas grandes aos quartos e frite.
Após as batatas estarem fritas e os pipis praticamente cozinhados, vá buscar uma terrina de barro, forre com pao ( tostas ou pão de o dia anterior ás fatias), e despege o preparado dos pipir. Tempere as batatas com sal fino e com um raminho de salsa picado e coloque numa terrina de barro á parte. Leve as terrinas ao forno até as batatas estarem bem tostadinhas, Sirva acompanhado de uma salada.

Lasanha de Bacalhau






Ingredientes
- 5oo gramas de massa para lasanha
- 700 gramas de bacalhau sem sal
- 1\2 chicara (cha) de azeite
- 10 dentes de alho
- 500 gramas de mussarela
- 500 ml de molho de tomate pronto

Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o bacalhau, cozido e desfiado, e pimenta a gosto. Cozinhe cerca de 5 minutes, desligue e reserve.
Numa travessa, intercale em camadas molho de tomate, folhas de lasanha, molho de tomate, refogado de bacalhau, terminado com o molho. Polvilhe com queijo raldo e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos para gratinar.

Tarte de abobora vs pastelinhos de abobora













Para as massas: (tanto dá para a base da tarte como para base dos pastelinhos)
- 200 g de farinha
- 3c (de sopa) de óleo
- 2 c(de sopa) de vinagre
- 50 ml de água
- manteiga e sal q.b

( a mesma massa, pode fazer os pastelinhos ou a tarte)

Recheio dos Pastelinhos:
1,5dl de água
300 g água
200g de abóbora cozida
1c. (sopa) bem cheia de farinha
4 ovos
2 gemas
1 laranja (raspa e sumo)
1c. (de café) de açucar em pó

Recheio da tarte
- 300 g de abóbora cozida
- laranja (raspa e sumo)
- 100 g de açucar
- 4 ovos e 3dl de natas

Preparação dos Pastelinhos:
Massa: junte todos os ingredientes e amasse apenas para envolver. Tape com um pano e reserve. Ligue o forno a 180ºc. Unte as forminhas de queijadas com manteiga.

Recheio - Levando a água com o açucar, até obter ponto-fio. Triture a polpa da abóbora e junte as farinhas. Adicione os ovos e gemas e mexa bem. Junte em fio, a calda quente de açucar, a raspa e o sumo da laranja e envolva. Estenda a massa, forre as forminhas com uma camada fina e apare o rebordo. Verta o preparado de abóbora e leve ao forno, durante 40 minutos. Desenforme os pastelinhos ainda mornos e polvilhe com o açucar em pó.

Preparação da Tarte:
Faça a massa base que referi em cima, e forre um tarteira com ela. Passemos ao recheio.
Recheio - Reduza a abóbora a puré e junte-lhe os restantes ingredientes, mexendo bem com a vara de arames. Verta para a tarteira e leve ao forno, pré aquecido a 200ºc, durante 35 minutos.

Aqui está, duas receitas muito boas. Pode fazer os pastelinhos ou a tarte com esta base, ou dobre a massa base e faça as duas receitas. Bom apetite.

Bolo Maravilha














Massa:
- 4 ovos e 200g de açucar
- 190g de farinha
- 1 c.(chá) de fermento em pó

Recheio e Decoração:
- 1 pacote de natas
- doce de morango de compra
- 100g de tablete de chocolate

- Raspa de 1 limão

Bata os ovos bem batidos com o açucar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Em seguida, coloque a farinha com o fermento, e a raspa do limão. Incorpore os ovos. Forre uma forma rectangular com papel vegetal, e verta o preparado, leve a cozer a 190ºc durante 20 minutos. Findado o tempo, retire a massa e verta sobre um pano na bancada, corte em tres parte iguais, e comece a montage. Num prato, coloque uma base da massa e coloque doce de morango, outra base, doce de morango e termine com outra base de massa. Após a montagem, leve ao micro ondas, 100 gramas de chocolate, após derretido, junte um pacote de natas e leve ao lume até engrossar.
Cubra o bolo com o recheio de chocolate.

Para decorar ainda um pouco mais, derreti um pouco de nutela no micro ondas, e fiz fios de chocolate sobre o bolo. Bom apetite.

Torta do "desenrasque" :)




Olá, já á muito tempo que por cá não parava. Mas agora vou ser mais frequente, pois já tenho net em casa , já não preciso de pedir o pc á irmã lololol.
Adiante, ... chamo a esta torta , torta do desenrasque, porque na tentativa falhada de fazer umas belas bolas de berlim, as bolas foram pro lixo e já tinha o creme feito.
Assim feito, não ia estragar o delecioso recheio que tava muito bomm.
Ora aqui vamos á receita:

Para o creme:
230 g de açucar
8 gemas ( eu usei 6)


Para a torta:
6 ovos
200 g de açucar
190g de farinha
1c. chá fermento em pó
raspa de limão
Comece por fazer o recheio ( pelo menos eu já o tinha feito). Coloque o açucar num tacho e cubra com água. Leve ao lume até obter ponto de pérola (aquele ponto esbranquiçado que não se sente o granulado do açucar). Retire do calor e deixe amornar. Entretanto, misture as gemas com uma vara de arames e misture-lhes, em fio,mexendo sempre. Leve de novo a lume brando, não parando de mexer para não pegar no fundo e deixe cozinhar até obter a consistência desejada. Reserve.

Torta: Bata os ovos com o açucar até obter um resultado esbranquiçado, em seguida junte a farinha com o fermento e a raspa de limão, incorpore nos ovos com a ajuda de uma vara de arames. Unte uma forma rectangular ( eu uso a do forno mesmo e coloque papel vegetal), verta o preparado e leve ao forno a 190ºc, durante 20 minutos.
Findado o tempo de cozedura ( que pode rectificar com um palito tambem), retire e desenforme sobre um pano polvilhado com açucar.
Recheio com o creme de ovos e enrole com a ajuda do pano.

Dica: Ainda não contente com a guludisse, derreti meia tablete de chocolate com 1 pacote de natas e cobri o bolo..... hummmmmm tão bom.

Mini croissants de salsicha



Aqui em casa, sempre que á festarola, não exito em faze-los. É facil, e agrada miudos e graudos. Basta ter :
- 1 embalagem de massa folhada;
- 1 lata de salsichas ( pode ser mini ou das normais e corta-se a meio)
- fatias de queijo ou queijo ralado

Então minha gente é do mais fácil que há. Estende-se a massa folhada, corta-se rectangulos. Em cada rectangulo coloque meia salsinha ou uma mini se preferil bem escorrida. Caso tenha fatias, enrole o queijo sobre a salsicha,caso use queijo ralado, cubra um prato com ele, e role a salshicha no queijo. Porto isto é so embrunhar a salsicha e o queijo na massa folhada, com a forma de um croissant, leve ao forno e quanto tiverem tostadinhos .... coma :).

Bom, rápido e saborosoooooooooo

Peru com castanhas



Caso não saibam, adoro castanhas, e quando é altura delas compro sempre muitas, cozo, descasco e congelo, para poder comer durante todo o ano.
Tinha um peru, e resolvi dar asas á imaginação.

Ingredientes :
1 peru ( pode ser frango tambem fica muito bom)
colorau
massa de tomate
vinho branco
sal e pimenta qb
azeite
alho
castanhas
choiriço corrente

Numa travessa de ir ao forno, forre com azeite, não muito, so para não secar. Tempere o peru com o colorau, sal, massa de tomate, pimenta, alho picado e regue com vinho tinto.
Dentro do peru, coloque algumas rodelas de choiriço ou bacon. Leve ao forno. Eu costumo colocar uma folha de aluminio por cima, para o peru cozer bem sem corar de mais.
Quando o peru tiver quase pronto, coloque as castanhas. Note que as castanhas tem de estar previamente cozidas e descascadas. Retire a prata e deixe aloirar.
Acompanhe com um belo arroz de ervilhas e uma salada de tomate.

Pescada no forno


Ingredientes para 2 pessoas:
2 pescadas grandinhas
pimento verde
massa de tomate
azeite
1 cebola grande
sal

Numa travessa de forno, coloque no fundo, uma cebola cortada ás rodelas. Regue com azeite. Coloque por cima, o peixe, temperado com uma pitada de sal. Colque por cima do peixe, 1 colher de sopa de massa de tomate e pimento ás tiras. Leve ao forno.
Acompanhe com puré de batatas, eu não tinha mas, feijão verde cozido tambem ia bem lololol. Fácil, rápido e muito bom, para além de saudavel claro, que peixinho cai sempre bem :)

Biscoitos


Ingredientes:
200 g de manteiga
1\2 taça de açucar
1\8 c. chá de sal
1\2 chá de extracto de baunilha
2 taças farinha
4 taças de chocolate em pó

Bata a manteiga, até ficar cremosa. Junte o açucar, o sal, umas gotinhas de baunilha e bata novamente. Acrescente por fim a farinha e bata bem. Faça uma bola com a massa e divida a meio, embrulhe as bolas em pelicula aderente e deixe no frigorifico por meia hora. Findado o tempo, faça pequenas bolas com parte de cada massa, achate e leve ao forno. Deixe arrefecer sobre uma grade.
Ficam muito saborosas e crocantes. Tirei esta receita dum blog que peço desculpa, mas já não me lembro onde foi, mas ... como a receita dava muito trabalho, fiz á minha maneira e ficam boas tambem :)

Torta de Chocolate






Ingredientes:

Para o creme:
açucar
1 tablete de chocolate
1 embalagem de natas

Para a torta:
6 ovos
200 g de açucar
190g de farinha
1c. chá fermento em pó


Para a massa, bata os ovos com o açucar até ficar bem homogénio, junte a farinha com o fermento e bata muito bem. Se misturar com batedeira, misture por uns bons 5 minutos para que a massa fique bem fofinha. Posto isto, forre um tabuleiro grande com papel vegetal e cubra com a massa. Deixe cozer, até que quando enfie um palito na massa, este saia limpo.
Enquando a massa se faz, derreta no micro ondas uma tablete de chocolate. Após derretido, junte num tacho com 1 pacote de natas e açucar q.b. Mecha sempre até engrossar. Quando vir que está quase a engrossar coloque parte do recheio numa tacinha pequena, deixe engrossar o restante.
Após a massa estar cozida, coloque sobre um pano, retire o papel vegetal e cubra com o recheio (grosso), enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer um pouco com a torta coberta com o pano. Depois é só colocar a torta numa travessa e colocar por cima a parte do recheio que colocamos na tacinha. E voiláaaa, prontinha a comer ... hummm tão bom :)

Pasteis de feijão














Fiz esta receita, para o meu papá no Dia do Pai. Pois já la vai algum tempo, mas so agora estou a postá-la. Como ele gosta destes pasteis, decidi fazer um miminho, puz-me á procura na net ( peço desculpa mas já não me lembro onde), e achei esta receita deliciosa. Aqui vai:

Ingredientes:
- 1 frasco de feijão branco cozido
- 2 rolos de massa folhada
- 7 ovos
- 250 g de açucar
- 1dl de água
- 1 colher de chá de raspa de limão
- 1 pitada de canela moida
- Açucar em pó

Comece por escorrer o feijão e reduza-o a puré com o passe-vite. Entretanto, desenrole a massa folhada e corte-a em circulos com dimensão suficiente para forrar pequenas formas. Leve ao lume, um tacho com o açucar e água, mexa bem e deixe ferver durante cinco minutos. Junte a calda ao puré de feijão e adicione ainda a raspa de limão e a canela moida mexendo sempre. Junte também 3 ovos inteiros e quatro gemas, mexa muito bem e divida a mistura pelas formas, sem encher demasiado. Polvilhe os pastéis com açucar em pó e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Se verificar que durante a cozedura o açucar em pó é pouco, polvilhe com mais, para que os pastéis fiquem com uma casca bem espessa.

Sample Text

Blog Archive