Página inicial

15/07/2009

Biscoitos de Noz


Ingredientes:
- 200 g de Farinha
- Nozes picadas q.b
-100 g de Açúcar
-100 g de Margarina
-2 Ovos
- 1 c.sobremesa Fermento em Pó
-1c.sopa de maisena
Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa tijela e misture com a batedeira. Coloque a massa no dispara bolos. Forre um tabuleiro com papel vegetal e toca a disparar os bolos :)
Em algum decorei com 1\4 de noz e noutros com glacê.
Humm uma delicia para quem adora nozes como eu.

Bolo com mel e nozes

Ingredientes:
- 400g de palitos La Reine
- 500 ml de natas batidas
- 120g de nozes
- 200g de mascarpone ( usei queijo creme)
- 150g de açucar
- 6 folhas de gelatina
- 2c.sopa de rum (usei vodka)
- 1c.sopa de mel

Preparação
Ferva 250ml de água com metade do açucar. Junte as nozes e deixe ferver em lume brando. Retire as nozes. Guarde 10 metades para decorar mais tarde e corte as restantes em pedaços. Verta metade da água fervida para outro recipiente e adicione o rum. Forre uma forma de tarte de fundo amovível com papel vegetal. Corte 1\4 de cada biscoito. Mergulhe ligeiramente os restantes 3\4 na água com açucar e rum e vá construindo as paredes do bolo, á volta da forma, colocando as pontas cortadas para baixo. Forre também o fundo com os palitos la reine. Use as pontas dos palitos e salpique ligeiramente com a água que misturou com o rum. Reserve algumas colheres de chá dessa água. Coloque a gelatina de molho em água fria. Misture a outra metade do açucar com 100ml de natas e o mel e leve a ferver. Retire do lume, junte a gelatina espremida e misture bem, até ficar completamente derretida. Deite esta mistura numa taça, junte o mascarpone e misturebem. Bata as restantes natas e envolva no mascarpone.
Salpique os biscoitos, na forma, com as mozes picadas e deite o creme por cima. Guarde e enfeite com as nozes que tinha guardado.

Bom proveito!!




Pasteis de Nata

Ingredientes:
- 1 base de massa folhada
- 4 ovos
- 6 colh.sopa de açucar
- 2 c.sopa maisena
- 2dl de leite
- 2dl de natas

Preparação
Bata os ovos com o açucar. Dissolva a maisena no leite friu e junte á gemada. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo. Adicione as natas e misture bem. Retire do calor e deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada e forre pequenas formas untadas em manteiga. Coloque o recheio, mas não encha muito. Leve ao forno e deixe ficar bem tostadinho por cima ( cerca de 25 minutos).






Tarte de Morango


Retirei esta receita daqui, mas com algumas alterações minhas. Eu usei base de massa folhada, mas pode fazer a base como está em baixo. Vou citar a receita, mas depois digo quais as minhas alterações.

Ingredientes:
Massa:
- 200 grs. de farinha de trigo
- 80 grs. de manteiga ou margarina
- 100 grs. de açúcar
- 1 ovo
- Sal

Recheio:
- 1/2 kg de morangos
- 1/4 de litro de leite
- 100 grs. de açúcar
- 1 colher, das de sopa, de farinha de trigo
- 2 ovos
- Casca de limão
- 2 cálices de licor a gosto

Preparação:
Massa:
Unte uma forma para tortas com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. A forma deverá ter um diâmetro aproximado de 25 cm. Coloque sobre uma mesa a farinha e o açúcar, faça um buraco no centro e acrescente o ovo, uma pitada de sal e a manteiga ou margarina. Misture todos os ingredientes, trabalhando bem a massa. Embrulhe-a em papel manteiga e deixe-a descansar no refrigerador.
Recheio:
Enquanto isso, faça o recheio. Limpe os morangos (eu guardei metade dos morangos que triturei e juntei ao creme), lave-os bem numa tigela. Escorra-os. Coloque-os numa vasilha e adicione o licor com 25 gr. de açúcar. Leve ao fogo o leite e deixe-o ferver com a casca de limão. Numa panela coloque 2 colheres, das de sopa, do leite, a farinha de trigo, as gemas, o açúcar que sobrou e mexa bem com uma colher de pau. Junte pouco a pouco o restante do leite. Torne a levar o creme ao fogo e tenha cuidado para não o deixar ferver. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando, evitando que se forme película na superfície.
Finalização:
Abra a massa com o rolo, mas somente o necessário para cobrir o fundo e os lados da forma. Com uma faca corte as sobras dos lados (com as sobras, pode cortar tiras e colocar na parte de cima do creme). Forre com papel manteiga e leve ao forno moderado durante 30 minutos. Quando a massa estiver cozida, tire o papel e desenforme, deixando-a arrefecer bem. Escorra os morangos. Separe os mais bonitos para a decoração. Passe os restantes pela peneira e junte-os ao creme, mexendo bem. Espalhe o recheio sobre a massa e decore com os morangos reservados. Se quiser, enfeite a torta com creme Chantilly ou merengue, batendo uma clara, com açúcar de confeiteiro.

Salada de grão

O verão está ai, e uma saladinha depois de um dia de praia cai sempre bem. Fresca e saúdavel.

Ingredientes:
- Grão cozido
- Alface
- Beterraba
- Tomate
- Pepino
- Cenora ralada
- Filetes de pescada cozida

Preparação
Corte os tomates e o pepino ás rodelas, coloque numa taça, juntamente com a cenoura, beterraba ralada, alface e tempere a gosto. Eu temperei apenas com oleo, vinagre e sal.
Coloque numa travessa redonda, o grão no meio, a salada á volta e os filetes.
E desfrute de uma boa salada e muito nutritiva.

Molotof vermelho :)


Tinha algumas claras no congelador, e decidi usa-las. Nada melhor que um molotof ... mas ... eu queria algo diferente e voilá ... lá diferente ficou ele.
Ingredientes:
- claras q.b
- 1 colher de sopa de açucar igual ao número de claras
Bater as claras em castelo, juntar o açucar e voltar a mexer bem. O vermelho, foi com a ajuda de corante alimentar ... hehehehe. E pronto, um molotof com uma cor diferente do normal. :)

Sample Text

Blog Archive