Página inicial

01/10/2010

Rolo de carne fingido

O Miguel tem um blog recheado de coisas boas e fotos lindas que dão vontade de comer, e foi no blog dele que eu encontrei esta magnifica receita. Gostei bastante, obrigada Miguel! Fiz algumas alterações quanto á carne, mas devo dizer que têm de experimentar porque é muito bom. Quanto á "cobertura" da torta, vou colocar a olho, porque foi assim que fiz.

Ingredientes para a torta - base:
- 4 batatas
- 4 gemas de ovo
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de leite
- 4 claras em castelo
- sal q.b.

Ingredientes para o recheio de carne:
- 5 bifes grandes
- molho bechamel q.b
- sumo de lima
- sal, alho em pó e pimenta preta q.b
- tirinhas de bacon e chouriço picado q.b
- azeite q.b

Preparação:
Pele e coza as batatas cortadas em quartos. Escorra e passe-as pelo passe vite. Incorpore as gemas, o leite, a farinha, e tempere com sal. Por fim,  junte as claras em castelo. Forre uma forma rectangular com papel vegetal ( usei a forma do forno) e deite a massa tal qual como se estivesse a preparar uma torta. Coza 15 minutos aproximadamente em forno a 185º até que comece a dourar.
Para o recheio, pique a carne juntamente com o bacon e o chouriço e leve a refogar com um pouco de azeite ( o suficiente para não pegar ao tacho). Coloque os temperos e deixe apurar um pouco. Caso veja que tem bastante molho, escorra-o e depois junte o bechamel até obter a consistência desejada  (cuidado para não ficar muito liquido).
Desenforme a torta sob uma folha de alumínio e barre-a com o recheio de carne. Enrole-a com a ajuda da folha de alumínio e coloque-a no forno por cerca de 5 minutos ( eu coloquei uns 15).
Com a ajuda da folha de alumínio, transfira a torta para um tabuleiro e sirva.
Eu não tinha, mas caso tenha, acho que fica muito bem com uma saladinha!





2 comentários:

Borboleta disse...

Que aspecto fantástico!!! Adorei esta receita..
Bjs...

Miguel disse...

Olá Isa,
Congratulo-me por te teres inspirado na minha receita. As alterações que fizeste ao recheio de carne são válidas, a cozinha é isso mesmo... cada um dá o seu toque.
Parece-me que fizeste uma carne tipo bolonhesa, pela foto parece-me ser essa a textura. Na minha receita a carne tem de ser completamente picada (mas depois de cozinhada) para que fique tipo um puré forte, utilizei o bechamel para que não ficasse tipo pedra.
Da próxima vez experimenta mesmo como na minha original, vais ver que fica completamente diferente. Para tal sugeri que seja estufada a carne aos bocados e triturada depois. E dessa forma podes juntar lá para dentro o que quiseres (bacon, chouriço, ervas,...).
Parabéns, acredito que o almoço ou jantar foi um pouco diferente do habitual. Verdade?

Um abraço.
Miguel
http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

Sample Text

Blog Archive