Página inicial

25/01/2010

Bacalhau em crosta de broa



Já vi várias receitas desta maravilha, mas no meio desta e daquela...fiz á minha maneira. Ora aqui vai:

Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 posta de bacalhau
- alho em pó
- 1 cebola grande
- 6 batatas grandes
- 1 broa
- sal q.b
- 1 caldo de bacalhau

Num tacho colocar um fio de azeite, 1 cebola ás rodelas e alho em pó q.b. Deixei refogar até a cebola ficar bem douradinha, coloquei o caldo de bacalhau aos bocados e deixei apurar mias um pouco. Num travessa fiz uma cama com esta cebola, guardando um pouco para depois. Coloquei as postas de bacalhau por cima da cebola e reguei com o resto da cebola. Levei ao forno. Enquanto isso, descasquei as batatas e cortei ás rodelas fininhas, levando a fritar. Numa taça, desfiar a broa, regar com azeite e alho em pó. Quando o bacalhau estiver quase pronto, coloquei as batatas já fritas á volta do bacalhau e coloquei a broa por cima de cada posta de bacalhau, prensando bem. Deixar no forno por mais minutos.
Acompanhei com grelos cozidos.

Lasanha de frango



Ingredientes:
- 1 frango
- 1 emb.lasanha
- molho branco
- cogumelos
- 1 caldo de galinha
- queijo ralado

Molho branco:-
- 30g de farinha
- 30g de manteiga
- 1\2 litro de leite
- sal, pimenta e noz moscada q.b

Preparação molho branco:
Leve a manteia a lume brando e deixe derreter, junte a farinha com cuidado e desfaça-a na manteiga. Acrescente a pouco e pouco o leite, mexendo sempre para não criar grumos. Deixe ferver durante uns minutos, até engrossar. Tempere com sal, pimenta e a noz moscada.

Comecei por cozer o frango com água e sal e o caldo de galinha. Após cozido, deixei arrefecer e desfiei. Num taço, coloquei água com sal e dei uma cozedura leve ás folhas de lasanha. Numa travessa, coloquei um fio de azeite no fundo e comecei a compor a lasanha, começando com lasanha, frango com cogumelos e molho branco, assim consecutivamente até acabar com a lasanha. Coloquei queijo ralado por cim, e foi ao forno cerca de 35 minutos.

Bombons



Estes são os meus primeiros bombons, um pouco preguiçosos mas muito bons lolol. Comprei uma forma de silicone para bombons e desde ai, é fazer e comer :)

Ingredientes:
- 200g de chocolate branco ou de leite
- 1 lata de leite condensado de chocolate

Pique o chocolate e coloque numa taça no micro-ondas por 2 minutos. Misture com uma vara de arame de vez em quando até ficar liquido e brilhante. Retire de micro-ondas e forre as cavidades da forma, coloque no frigorifico para solidificar. Após esse tempo, coloque o leite condensado nas formas (não enchendo muito), e cubra com o restante chocolate liquido. Leve ao frigorifico para solidificar. Fiz alguns de chocolate branco e outros de chocolate de leite.
Voam num instante :)

Bolo de Laranja



Tinha bastantes laranjas e vi esta receita deliciosa aqui. A nossa Ana Maria de apenas 14 anos tem receitas fabulosas, por isso decidi experimentar esta, e o resultado está aqui!

Ingredientes:
- 1 laranja
- 150g de açúcar em pó
- 150g de manteiga
- 3 ovos
- 150g de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 c.sopa óleo

Para o glacé
90g de açúcar em pó

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma para bolo.
Raspe a casca e retire-lhe o sumo. Misture com os dedos e reserve.
Num recipiente misture a manteiga com o açúcar até formar creme. Incorpore os ovos um a um e bata durante dois minutos sem parar. Adicione a farinha peneirada e o fermento.
Junte o sumo e a raspa da laranja, reservando duas colheres de sopa para o glacé.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Prepare o glacé. Misture o açúcar em pó com as duas colheres de sopa do sumo de laranja que reservou.
Passados os 40 minutos, retire o bolo do forno e desenforme.
Com a ajuda de um pincel, cubra o bolo com o glacé.

Obrigada Ana Maria, adorei a receita!

Cheesecake de forno



Já fiz esta receita á imenso tempo, mas só agora tive tempo para a postar. É um chessecake diferente do normal que leva gelatina e vai ao figorifico. Este vai ao forno. Aqui vai!

Ingredientes:
- 1 pacote de bolacha Maria
- 4 colh.sopa manteiga
- 400g de queijo creme
- 1 lata leite condensado
- 3ovos
- Doce de morango (ou doce a gosto)

Preparação:
Desfaça as bolachas e misture-as com a manteiga, até obter uma massa homogénia. Forre uma forma de tarte untada previamente com manteiga. Bata muito bem o queijo, o leite condensado e os ovos. Deite a mistura na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 45 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer. Decore com doce a gosto!

Sample Text

Blog Archive