Página inicial

31/05/2010

Creme de Alface e ervilhas


Confesso que tinha algum receio de fazer este creme, já tinha visto e ouvido falar, mas nunca tinha provado nem feito. Tenho bastantes alfaces no quintal, até já estão a começar a espigar, então decidi que "não podia morrer estúpida" lolol e fiz.

Ingredientes:
- 6 batatas
- 1\2 cebola
- 1 alface (limpa de trossos)
- 1 taça de ervilhas
- 1 dente alho

Preparação:
Descasque as batatas e corte-as aos quartos, coloque-as numa panela juntamente com a cebola e cubra com água. Junte o dente de alho, a alface em juliana e as ervilhas. Deixe cozinhar (levou cerca de 25 minutos), triture tudo e sirva com torradinhas.
Tenho a dizer que não me arrependo nadinha, é muito saborosa e nutritiva. Vou fazer mais vezes sem dúvida, porque as alfaces "brotam" nesta terra!

Bacalhau com Natas


Gosto muito de bacalhau, seja ele numa receita mais dificil ou mesmo assado na brasa com azeite e alho, o que interessa é que seja bacalhau. Adoro bacalhau com natas, já experimentei com batata cozida, com puré com batata frita e até batata palha, e sem dúvida que prefiro frita. Mas aqui vai.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 3 postas bacalhau
- 8 batatas cortadas aos quartos
- pimenta e noz-moscada q.b
- sal e alho q.b
- bechamel
- 1 cebola grande
- azeite q.b

Molho branco:
- 40 g de manteiga
- 30 g de farinha
- 1/2 l de leite
- sal e pimenta q.b (fonte aqui)

Preparação:
Comece por cozer o bacalhau. Eu costumo colocar as postas numa taça de vidro com um pouco de água e leve ao micro-ondas por 10 minutos. É mais rápido e prático. Enquanto isso, descasque as batatas, corte-as em quartos e frite. Limpe o bacalhau de espinhas e pele e reserve. Prepare o molho bechamel.Derrete-se a manteiga em lume brando, incorpora-se a farinha e adiciona-se o leite quente, mexendo continuamente ate levantar fervura. Deixa-se fervilhar durante cerca de 10 minutos em lume muito brando para cozer a farinha, retira-se e tempera-se com sal e pimenta.
Numa panela, coloque a cebola cortada ás meias luas com um fio de aeite e deixe alourar, junte o bacalhau sal e alho em pó (pode usar dente de alho picado), junte um pouco da água em que cozeu o bacalhau e deixe cozinhar. Junte então as batatas fritas, temperadas com um pouco de sal fino (atenção se o bacalhau estiver salgado,não coloque sal nenhum) e incorpore no bacalhau. Junte o molho bechamel e deixe engrossar um pouco. Verta num pirex e leve ao forno até ficar bem dourado por cima.
Acompanhei com uma salada de alface e pepino.

Mini pudins leite condensado com cardomomo


Consegui encontrar a bela da lata da boca doce, que tanto se falava, e era oferta mesmo que se comprasse uma saqueta de pudim, mesmo assim trouxe 4 sabores, porque dá sempre imenso jeito. Achei bastante interessante o novo sabor da boca doce "leite condensado", e decidi fazer uns mini pudinzinhos á com algumas alterações.

Ingredientes:
- 1 saqueta boca doce leite condensado
- 3c.sopa leite condensado
- cardomomo q.b
- 1 c.sobremesa açucar baunilhado

Prepare o pudim conforme as indicações apenas juntando os ingredientes referidos em cima. Verta sobre as forminhas e coloque no frigorifico.
Quando desenformei coloquei uma colher de sopa de doce de framboesa por cima. Sou mesmo gulosa lolol Alguem quer?

Sample Text

Blog Archive