Página inicial

15/06/2010

Feijão preto


Gosto muito de feijão preto como acompanhamento de carnes, principalmente grelhados mistos. Como tal, costumo fazer assim:

- feijão preto (1 lata)
- 1\2 cebola picada
- 1c.sobremesa de alho em pó
- piri-piri q.b
- 1c.sopa manteiga
- sal q.b

Preparação:
Coloque num tacho a manteiga e a cebola e deixe refogar. Junte o feijão e os restantes temperos. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, rectificando os temperos e juntando água caso esteja a ficar seco, é sempre bom o feijão com molhinho. E pronto, prontinho a acompanhar!

Frango no forno com arroz e feijão preto


Tinho um frango que era mais um galo, para fazer lolol e no forno é sempre delicioso, por isso assim fiz.

Ingredientes:
- 1 frango
- sal q.b
- massa pimentão
- alho em pó
- 2 c.sopa mostarda
- 1 fio de azeite

- batatinhas novas lavadas em sal grosso (com casca)

Preparação:
Coloque o frango cortado a meio, com os temperos e esfregue-os bem no frango. Coloque-o num pirex untado com azeite, disponha as batatinhas novas por cima, tempere com mais um pouco de sal e leve ao forno ventilado a 200ºC, coberto com folha de aluminio por cerca de 40 minutos. Quando vir que está quase pronto, retire a folha de alumínio e deixe tostar por cima.
Acompanhei com salada de alface, arroz branco e feijão preto.

Costeletas com puré de grão e ervilhas de quebrar


Este ano tenho ervilhas de quebrar no quinta, mas ainda não sei muito bem o que fazer com elas. Talvez as tenha apanhado já um pouco rijas mas enfim... retirei esta receita daqui!

Ingredientes
- 400 g grão-de-bico já cozido (pode ser em lata)
- 1 dente de alho picado finamente
- 2 c. chá sumo de limão
- 4 costeletas (porco,borrego ou outra carne fácil de cozinhar)
- 1 chávena ervilhas de quebrar
- 3 c. sopa azeite virgem
- q.b. sal e pimenta

Instruções
Coloque uma panela pequena com água e uma pitada de sal ao lume até ferver para cozer as ervilhas de quebrar.
Num recipiente, com um garfo ou com as mãos, esmague o grão-de-bico com o alho e o sumo de limão até obter uma massa pastosa.
Junte 2 colheres de azeite virgem, tempere com sal e pimenta, caso seja necessário.
Na panela pequena com a água e sal a ferver,deite as ervilhas de quebrar dentro.
Entretanto, coloque uma frigideira anti-aderente em lume médio, e quando ela estiver quente coloque meia colher de azeite, tempere as costeletas com sal e coloque-as na frigideira durante 2 minutos de cada lado ou até ficarem douradas e não demasiado cozidas por dentro.
Quando as costeletas estiverem prontas, as ervilhas também devem estar cozidas. Escorra as ervilhas.
Divida o puré de grão-de-bico pelos 2 pratos, coloque as costeletas por cima e divida as ervilhas também por ambos os pratos.

Salada fresca de verão


Quando os dias mais quentes nos abatem, só me apetece comer saladinhas e coisas leves. Esta ficou mesmo a calhar num dia quente, e muito saborosa e rápida de fazer.

Ingredientes:
- 7 palitos de delicias aos cubos
- 1 alface
- 150g de grão cozido
- 1 pepino ás rodelas
- 1 queijo mozarela ás tirinhas
- fiambre aos cubos

Preparação:
Comece por temperar a alface e pepino a gosto. Numa taça, coloque o grão e vá distribuindo os restantes ingredientes em redor dele, depois é só comerrrrrrrr!

Torta com recheio de bage cremim e morangos



Tinha muitos ovos e nada como fazer uma torta que é rápido e toda a gente gosta, então com a ajuda do bage cremim, mais fácil ainda.

Ingredientes para a torta:
- 200g de farinha
- 190g de açucar
- 1c. sopa de maizena
- 4 ovos
- 1c. sobremesa de fermento

- bage cremim e morangos

Preparação:
Bata as gemas com açucar muito bem, e junte os restantes ingredientes excepto as claras. Envolva bem e bata as claras em castelo. Junte as claras ao preparado e envolva na massa. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º. Deixe cozer. Prepare o bage cremim (3c. sopa bage, 3c.sopa de açucar, água), rechei a tarte e coloque por cima da bage, rodelas de morangos. Enrole com a ajuda de um pano e já está prontinha a comer!

Panquecas da Nigela


Assim que vi esta receita no blog da querida Soraia, tive de a guardar e fazer!
Ficaram mesmo boas e sempre á mão de fazer visto o preparado já estar feito. É claro, não ficaram tão perfeitinhas como as dela, mas ficaram deliciosas. Obrigada pela partilha Soraia! Aqui fica a receita pelas palavras dela.

MIX PANQUECAS - Ingredientes:
- 600 gr. de Farinha de Trigo
- 3 Colheres de sopa de Fermento em pó
- 2 Colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio
- 1 Colher de chá de Sal
- 40 gr. de Açúcar Baunilhado
Preparação:
Misture todos os ingredientes e guarde num frasco bem fechado. Pronto para fazer em qualquer ocasião. Rápido e muito prático.

Ingredientes:
- 150 gr. de Mix de Panquecas
- 1 Ovo
- 250 ml de Leite
- 1 Colher de sopa de Manteiga derretida

Preparação:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
Aqueça uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as e deixe cozinhar mais uns minutos. Retire. Sirva as panquecas ainda quentes com açúcar aromatizado com canela, mel, chocolate, caramelo ou uma compota da sua preferência. Eu acompanhei com um doce de morango que a minha vizinha fez e que está optimo!

Sericaia de avelã com cardomomo


Já algum tempo que não posto receitas e estão a ficar cada vez mais atrasadas, mas ultimamente não tenho tido tempo e com o verão a aproximar pior ainda. Enfim, deixemo-nos de lamurias e vamos á receita. Já algum tempo que estava para fazer sericaia porque nunca tinha provado, mas adicionei alguns ingredientes a meu gosto e gostei muito do resultado.

Ingredientes:
- 5dl leite
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- 5 ovos
- 200g de açucar
- 50g de farinha maizena
- manteiga e canela q.b
- cardomomo q.b
- 100g de miolo de avelã

Preparação:
Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão. Deixe arrefecer. Bata as gemas com o açucar, até obter um preparado esbranquiçado. Reserve. Dissolva a farinha no leite fervido, o cardomomo, a avelã e junte às gemas. Leve a lume brando e mexa, até engrossar, tendo o cuidado para não ganhar grumos. Elimine o pau de canela e a casca de limão e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo bem firme. Envolva-as delicadamente no creme. Ligue o forno a 200º c. Unte um prato fundo de barro, com manteiga e verta o creme em colheradas. Polvilhe com canela e leve a meio forno, durante 20 minutos ou até o doce abrir fendas.
Servi com natas batidas com açucar!

Sample Text

Blog Archive