Página inicial

01/10/2010

Rolo de carne fingido

O Miguel tem um blog recheado de coisas boas e fotos lindas que dão vontade de comer, e foi no blog dele que eu encontrei esta magnifica receita. Gostei bastante, obrigada Miguel! Fiz algumas alterações quanto á carne, mas devo dizer que têm de experimentar porque é muito bom. Quanto á "cobertura" da torta, vou colocar a olho, porque foi assim que fiz.

Ingredientes para a torta - base:
- 4 batatas
- 4 gemas de ovo
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de leite
- 4 claras em castelo
- sal q.b.

Ingredientes para o recheio de carne:
- 5 bifes grandes
- molho bechamel q.b
- sumo de lima
- sal, alho em pó e pimenta preta q.b
- tirinhas de bacon e chouriço picado q.b
- azeite q.b

Preparação:
Pele e coza as batatas cortadas em quartos. Escorra e passe-as pelo passe vite. Incorpore as gemas, o leite, a farinha, e tempere com sal. Por fim,  junte as claras em castelo. Forre uma forma rectangular com papel vegetal ( usei a forma do forno) e deite a massa tal qual como se estivesse a preparar uma torta. Coza 15 minutos aproximadamente em forno a 185º até que comece a dourar.
Para o recheio, pique a carne juntamente com o bacon e o chouriço e leve a refogar com um pouco de azeite ( o suficiente para não pegar ao tacho). Coloque os temperos e deixe apurar um pouco. Caso veja que tem bastante molho, escorra-o e depois junte o bechamel até obter a consistência desejada  (cuidado para não ficar muito liquido).
Desenforme a torta sob uma folha de alumínio e barre-a com o recheio de carne. Enrole-a com a ajuda da folha de alumínio e coloque-a no forno por cerca de 5 minutos ( eu coloquei uns 15).
Com a ajuda da folha de alumínio, transfira a torta para um tabuleiro e sirva.
Eu não tinha, mas caso tenha, acho que fica muito bem com uma saladinha!





Migas de nabiça, com feijão frade

Gosto muito de migas, a acompanhar bacalhau, carne assada, costeletas guisadas, enfim .. é bom e pronto. Á quem goste de migas de couve mas eu prefiro mil vezes a nabiça. Esta receita vou dar a olho, porque não tenho quantias exactas.

Ingredientes:
- nabiça (um molhinho grande, porque depois de cozinho fica pequeno)
- feijão frade
- 1 broa
- azeite q.b
- alho em pó

Comece por lavar a nabiça e cortá-la á juliana. Leve a cozer com sal. Após cozida, escorra, e adicione a broa esfarelada, o feijão frade, o azeite e alho e envolva bem. Se achar que está muito seco, vá colocando mais azeite.

Sample Text

Blog Archive