Página inicial

27/12/2012

Bolo de aniversário

Confesso que me deu muito gozo este ano fazer o bolo. Andei algum tempo a magicar como iria fazer, que bolo faria, que recheio, como iria decorar o bolo ... enfim. Para não contar que seria a primeira vez a trabalhar neste material, mas ... têm de haver uma primeira vez para tudo :)
Lá fomos eu e o meu marido ( que me deu uma mãozona), decorar este bolinho. E acho que não correu nada mal, bem não tá perfeito mas para primeira vez acho que ficou bonito, e pelo menos pela opinião de amigos e familia estava bonito e saboroso.

Ingredientes:
Bolo de chocolate ( em baixo)
- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 2 chávenas de açúcar
- 1 chávena de óleo
- 1 chávena de água a ferver
- 1 chávena de chocolate em pó
Bolo de laranja, sementes de papoila e cardomomo ( no topo )
- 200g de farinha
- 200g de açúcar
- 4 ovos
- sementes de papoila q.b
- cardomomo q.b
- 1 copo de sumo de laranja
- 1c.sobremesa de fermento

Preparação do bolo de chocolate:
Bata os ovos com o açúcar, adicione o óleo e a farinha e misture. Adicione por fim o chocolate, a água e o fermento, misture bem. Coloque numa forma e leve a forno a 180º.

Preparação do bolo de laranja:
 Bata as claras em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Adicione a farinha com o fermento e o sumo de laranja, mexendo bem. Adicione o cardomomo e as sementes de papoila,as claras em castelo e envolva bem.

Recheio: Usei chatily Decor up (confesso que adorei, porque bate-se estas natas num ápice e segundo me disseram podem ser congeladas as natas já batidas ou colocadas numa taça no frigorífico por vários dias ) e doce de frutos silvestres.

Calda: 150 ml de água, com 4c.sopa de açúcar e licor beirão q.b. Leve num tacho até ferver e reserve.

Os bolos foram colocados em formas de aro amovível barrados com manteiga e forrados com papel vegetal, para facilitar o tirar da forma.
Coloque os bolos no forno com uma folha de alumínio em cima, a 180º. Faça o teste do palito para rectificar a cozedura dos mesmos. Eu coloquei uma forma de cada vez.
Ao fim da cozedura, deixe arrefecer por completo os bolos, e corte-os em 3 partes iguais.
Na forma onde cozeram devidamente limpa, coloque película aderente, um disco, regue com calda e recheio de natas, outro disco, regue com calda e o recheio de natas, o ultimo disco e regue com a calda. Tape com a película e guarde o bolo no frio.  (Eu fiz na quinta e só decorei o bolo no sábado á noite, sem qualquer problema de sabor ou de endurecimento da massa). Faça o mesmo procedimento com o outro bolo.
Agora é só dar asas á imagincação quanto á decoração. Estique a pasta (usei pasta americana citrica )com a ajuda de um rolo de massa e farinha maizena. Cubra o bolo e decore a gosto. Espero que gostem!!!
Estes próximos dias, vou postar alguns dos doces e afins na mesa de aniversário do meu filho. Nada complicado, apenas coisas fáceis, práticas e saborosas!!

2 comentários:

Picarota disse...

Ficou lindíssimo, e para uma primeira vez é impressionante!
A mesa estava um mimo. Parabéns para o Isaac!
Beijinhos

kika disse...

O bolo está muito, muito bonito! e o interior... de babar! bjks

Sample Text

Blog Archive