Página inicial

26/04/2014

Bolo de Iogurte com recheio e cobertura de ganache de chocolate e natas

Muitos ovos para gastar e que bom que eu gosto disso.
Vamos a um bolinho?? E lá vai o meu pequeno aprendiz de cozinha buscar um banquinho para se poder encostar á bancada da cozinha para espreitar e repetir os ingredientes que eu lhe digo!
Como é bom poder começar a fazer estas coisas com ele (risos).

Ingredientes (bolo)
- 200g de farinha
- 200g de açúcar
- 1 iogurte de banana
- 1c.sobremesa de fermento em pó
- 6 ovos
- cardamomo q.b

Ganache:
- 80g de chocolate preto
- 200ml de natas
- açúcar a gosto
- 1 ptada de sal
- 1c.sopa de vaqueiro bolos


Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas muito bem com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicione a farinha, cardamomo e fermento batendo. Adicione por fim as claras e bata bem até ficar bem unida a massa.
Leve ao forno a 180º numa forma redonda.
Normalmente eu barro a forma com manteiga e forro-a com papel vegetal. Assim quando o bolo tiver cozinhado é fácil sair e fica mais bonito. Facilitando também, não ficar queimado nas bordas. Por norma metade da cozedura do bolo não o cubro e depois cubro com papel de aluminio. Não se esqueça que é a parte brilhante para dentro!

Para a ganache, coloque os ingredientes num tachinho e coloque ao lume, mexendo de vez em quando com a vara de arames. Deixe arrefecer um pouco antes de usar no bolo.
Bolo cozido, cortei-o ao meio e coloquei ganache. Cobri com a outra metade do bolo, cobri com ganache e natas batidas levemente com açúcar.
Um bolinho simples e apetitoso!

Sample Text

Blog Archive