Página inicial

15/08/2014

Bolo de aniversário de 3 camadas e 2 recheios

Pois é, bolo de aniversário é muito bom de fazer e melhor ainda de comer. Este deu-me imenso gozo fazer, já tinha a imagem estruturada na minha cabeça e foi só fazer  mais ou menos como tinha imaginado.

Ingredientes bolo de chocolate:
- 3 ovos
- 1 e 1\2 chávena de açúcar
- 1 chávena de farinha
- 1 chávena de fécula de batata
- 1\2 chávena de achocolatado
- 1\2 chávena de farinha de alfarroba
- 1 pitada de sal
- 1 chávena de água quente
- 1c.sobremesa de fermento em pó
- 1\2 chávena de óleo


Ingredientes do bolo de amêndoa
- 3 ovos
- 1 chávena de farinha
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
- 1c.sobremesa de fermento
- extracto de amêndoa q.b

Calda do bolo
- 1 copo de água
- 1\2 copo de whisky
- 3 c.sopa de açúcar

Decoração:
- Natas Decor Up
- cacau q.b

Preparação:
( Eu cozi ambos os bolos na mesma forma e de aro amovível para facilitar a montagem)
Do bolo de chocolate: Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo, adicione os secos e misture com a ajuda de uma colher pau. Junte agora o óleo e a água quente misture muito bem e leve ao forno a 180º.
Preparação do bolo de amêndoa : Misture todos os ingredientes e leve ao forno a 180º.
Faça o teste do palito para verificação da cozedura. Se este sair limpo está cozido.

Num tacho coloque a água, whisky e açúcar e mecha em lume brando até ganhar fervura. Retire e deixe arrefecer. Bata as natas. Atenção que estas natas não precisam de ser muito batidas. Basta que elas estejam no frio, que batem muito depressa ficando firmes num instante. Divida as natas em duas taças. Numa delas, coloque um pouco de cacau e misture mais um pouco. Reserve.

Montagem do bolo:
Divida o bolo de chocolate em 2. Coloque 1 base de chocolate na forma de aro amovível e regue com um pouco de calda, cubra com natas e coloque a base de bolo de amêndoa (esta é mais baixinha). Regue novamente com a calda, cubra com o creme de cacau e de novo base de chocolate.
Como eu fiz o bolo com 2 dias de antecedência (que dá perfeitamente e com a calda não se estraga e fica muito fofinho), cobri com película aderente e coloquei no frigorífico, mas caso faça para a hora também convém deixar um pouco no frio para as natas ficarem bem durinhas.
Acabando a decoração, retire com cuidado o aro amovível, cubra o topo com as restantes natas. Num tabuleiro de ir ao forno, cubra com papel vegetal e chocolate derretido, faça alguns cortes e leve ao frio por 5 minutos. Retire e verá que o chocolate vai partir nos cortes e poderá decorar o bolo com ele. Polvilhe com açúcar em pó. Como ainda me sobraram natas (1 lt rende bastante), juntei café em pó bati e decorei por cima.
Sim este bolo tem vários passos, mas é simples e fica muito bom!
Foto tirada com telemóvel.

Sample Text

Blog Archive